quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

TEMPERAMENTOS

Para ser controlado pelo Espírito


l Coríntios 11: 28 (Examine-se o homem)

CARACTERÍSTICAS POSITIVAS E NEGATIVAS

Inconscientes, alegres, sociais, faladoras, tímidas, caladas, distantes, apavoradas, estouradas, explosivas, calmas, tranqüilas, organizadas, relaxadas, cuidadosas.


POR QUÊ

As pessoas funcionam dentro dos seus temperamentos na alma aonde o Espiríto quer operar.
No meio da família o temperamento é lapidado - com disciplina educação..., mas se há deficiências - pais sem Deus - o caráter será influenciado.
As qualidades e defeitos serão conforme a criação.
Aonde o espiríto quer operar? Certamente não sabemos orar como convém.

REGRAS: Nenhuma pessoa É 100% um temperamento.

COLÉRICO
FLEUMÁTICO UM PREVALECE
MELANCÓLICO
SANGÜÍNEO

Quando o espiríto de Deus opera nasce uma batalha, aonde pode haver modificação desenvolvendo as qualidades.


DEPRESSÃO( melancólico) - ESPERAR NAS PROMESSAS (timidez)
Jesus tinha a qualidade de todos.


SANGÜÍNEO

Eufórico, alegre, animado, cordial, pronto a tratar bem as pessoas, receptivo, tudo chega depressa ao seu coração, emotivo, parece que tudo vai bem e ele não tem problemas,dirigido pelos sentimentos, veio para arrazar - (diz: - Deus vai mudar a minha vida).
Chega no retiro e é o primeiro a levantar a mãomas daqui a pouco quer ir embora - está sempre cantando , gosta de contar histórias, dramático.

A alegria do sangüineo contagia a todos - é diferente do fleumático, que é humorista nato, conta piada e não ri - o sangüíneo não é humorista, é palhaço nato. O sangüíneo nasceu para fazer palhaçada - animar o ambiente.
É o maior fazedor de amizades, cobnquistador natural das pessoas, as crianças e adultos gaostam dele - rí, conta história, anima, muda rápido, pode rir agora e chorar logo.

Gosta de estar onde tem bastante gente para dar vazão à sua capacidade. Não gosta de coisas profundas e complicadas. Não gosta de estudar, é o melhor dirigente de corinhos da igreja - curioso, mexe em tudo, barulhento, não deixa ninguém quieto, otimista.

É rápido para aceitar o apelo - rápido para desistir ( Pedro vou contigo até a morte - corta a orelha - não conheço).

Na mocidade precisa fazer alguma coisa - diz que vai e na hora não vem. tem coração terno, se compadesse das pessoas, perdoa, não guarda rancor, ama fácil - mas também deixa de amar com a mesma facilidade.

FRAQUEZAS

Tulmutuoso, barulhento, desorganizado, atrapalha reunões, brinca muito, o guarda roupa é uma desordem ( cai tudo), o escritório é uma desordem, o carro é sujo e amassado ( caindo os pedaços), não pensa para agir, primeiro fala e age para depois pensar, amanhã vou fazer, tem mais do que realidade, não gosta de ler ( só livro fino), as pessoas pensam que é o tal, mas é só barulho, vive mudando de conduta, raramente deixa-se usar pelo Espírito( maior defeito) sempre começa alguma coisa e não termina ( curso etc.), é o mais indisciplinado, é o mais namorador, é o mais instável, tratante, dorminhoco, volúvel ( jura amor para uma jovem hoje e amanhã para outra, e as duas acreditam, desiste logo, nervoso, descontrolado, ofende, tem que se arrepender muito, cheio do eu, quando fica velho pescador, eu fiz, não guiados pelo Espírito.

EVA ACREDITOU (Fácil de ser enrolado).
JACÓ ENGANOU O IRMÃO (não pensa - se apaixonou por Raquel 7 anos).
PEDRO (Fala e faz coisa sem pensar).
GARRINCHA (Não conseguia pensar, só fazer, criava na hora).


COLÉRICO

Decisão rápidas - organizado - organizador - não vacila - gosta de problemas e obstáculos - enfrenta as díficuldades ( no futebol o sangüíneo desanima, o colérico fica mais forte) - não tem medo, estrovertido, diz o que pensa - disciplinado , otimista, luta para dar certo - persistente ( é mais fácil morrer ele do que o projeto) - sempre em ação ( pedir que o Espírito evidencie o positivo).

FRAQUEZAS

Insensível - duro de coração - indiferente ( com a miséria ) - parece que não sente nada - não tem piedade detesta a choradeira do sangüíneo - carrasco - violento - agressivo - rancoroso - mau-pisa sem piedade - auto suficiente - acha que é o bom, irado - vingativo.

Não se descontrola como sangüíneo - se controla para pisar melhor - tem problemas com a lei-corre demais (fura sinal vermelho, anda onde não deve, morre em trombada) - homicídio contrabando - amargurado e cruel - temperamento de bandido - ditador (SADAM HUSSEM).

Dificilmente pede perdão , até para Deus - não aprova nem elogia ninguém, mas critica sarcasticamente - arrasa.

Ditador em casa - delegado ( até o calhorro tem medo dele) - filhos revoltados - se é a mulher é mandona ( manda nos filhos, na nora , no genro, e as filhas são iguais, mandonas e os filhos uns bananas) normalmente mulher colérica, casa com banana - arrogante - orgulhoso - egoísta - detestável - insuportável.

Você conhece alguém assim? precisa ser controlado pelo Espírito.


MELANCÓLICO

São os genios do mundo - têm a mais rica sensibilidade - sentem as coisas traços - artes - estilo clássico na música - poesia, pintura, escultura - o unico que cria e inventa - matemático - ciêntistas - busca a perfeição - perfeccionista consigo e com os outros - sabe avaliar - senso de detalhes - fiel - tem poucos amigos, mas é fiél - compridor das deveres - fica escondido - gosta de sacrificar sabe as limitações suas, e dos outros - tímido - fala pouco mas fala certo - é profundo e gosta das coisas belas.

FRAQUEZAS

Egoísta - se auto analiza e fica deprimido - doentio dá lucro para psicólogos - recentido - angustiado - preocupado - aumente o problema com uma lente - ofendido - desconfiado( não faz amigos tem que analizar) - pecimista - vê muitos defeitos no casamento sonha, planeja , espera alguém perfeito, casa e se decepciona-inseguro - indeciso - acha obstáculos em tudo - casa tarde ou fica solteiro - crítico - analiza e olha o projeto e ve defeito.

FILÓSOFO EMANUEL CANTI - Pensou duas vezes em casar. A Primeira pensou - ela já tinha casado fazia uma ano. A segunda vez já tinha mudado de cidade fazia seis meses .
Se alguém trata e não cumpre perde o amigo - um pequeno problema se agiganta.
Vingativo (despreza, gela) - sombrio - mau humorado - triste cara de sofredor - solitário.


FLEUMÁTICO

Bom humor - não perde a calma - não se envilve - aprecia - espectador - imagiinação fértil - bom conselhero - bom ouvinte - favorável a lei do menor esforço ( vê maneira mais fácil) - zelozo - caprichoso - organizado - o carro esta em perfeito estado - metódico - esquemático - tradicionalista - tem regras para tudo - elegante - fino - cortês - bem vestido - roupas limpas - calmo - diplomata.

FRAQUEZAS

Moroso - preguiçoso - espectador - desanimado - não começa nada novo - gozador e irritante - joga água fria noa planos da colega - chega um sangüineo, se afasta - chega um melancólico fica otimista - egoísta ( todos ) - detesta mudança para não trabalhar - indeciso - só trabalha sobre pressão.


CONCLUSÃO

Como ser guiado pelo Espírito.

Entregar a mente e a alma para ser transformado, não para ser igual a ninguém, mas para fluir o que há de bom.

- o sangüíneo é alegre - sorria
- o colérico é prático - faça
- o melancóilico é profundo - mergulhe nas profundezas de Deus.
- o fleumático é engraçado - mas não vá atrapalhar.

- o sangüíneo é briguento.
- o colérico é carrasco .
- o malancólico e crítico.
- o fleumático é gozador.


Se houver um incêndio:

- o sangüíneo chaga primeiro
- o melancólico chora, analiza onde começou
- o fleumático fica calmo, não se envolve
- o colérico vai se queima, salva pessoas

Na vida geral:

- o melancólico inventa ( máquina para lavar elefante)
- o colérico constrói
- o sangüíneo vende
- o fleumático ( preguiçoso) desfruta

Deus quer usar você através do Espírito Santo.

FONTE:IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR - ENCONTRO DE DIACONOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.