terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Vamos Orar ! Vamos Orar ! Vamos Orar ! Pelos cristãos perseguidos - dezembro de 2010

"O meu futuro está nas tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem."

Salmos 31.15


O número ao lado dos países indica a sua posição na Classificação de países
por perseguição

[ ver o pedido de hoje ]

Índia (26º) - Unidade para a igreja indiana voltar ao topo


Dia 1 - Ore pela unidade da igreja na Índia diante da perseguição. Em especial, interceda para que o Natal una o Corpo de Cristo nessa nação, e para que a Igreja seja capaz de dar testemunho fiel durante esse período comemorativo.



China (13º) - Intercessores e novos líderes voltar ao topo


Dia 2 - A Portas Abertas Internacional está desenvolvendo um programa para selecionar líderes entre os cristãos da Igreja na China. Interceda pelos professores, para que se preparem para ser mentores e ministros desses novos líderes - e que, no futuro, esses alunos estejam na direção de novas aulas de liderança. Ore também para que encontrem o local apropriado para sediar esse treinamento.



Arábia Saudita (3º) - Sede pela Palavra voltar ao topo


Dia 3 - Um taxista pediu uma Bíblia em árabe a um estrangeiro cristão que estava no país. Peça a Deus para que coloque no coração desse homem sede pela Palavra. Que ele não deseje apenas ler a Bíblia por curiosidade, mas que reflita profundamente na verdade escrita ali.



Marrocos (37º) - Coragem para estudar a Bíblia voltar ao topo


Dia 4 - Interceda pelos irmãos marroquinos, para que tenham coragem de se encontrar para estudar a Bíblia, e sejam guardados por Deus nesses momentos. Ore também para que tenham condições de se reunirem para cultuar a Deus, ter comunhão e crescerem juntos na fé.



Palestina (46º) - Aconselhamento pós-trauma voltar ao topo


Dia 5 - Interceda pelos cristãos do território palestino de Gaza . Eles sofrem com as consequências da guerra e também pela atual crise na região Durante o mês de dezembro, a Portas Abertas Internacional ministrará sessões de aconselhamento pós-trauma. Ore para que Deus use esse trabalho para curar pessoas e que a Igreja se fortaleça nessa área.



Etiópia (44º) - Oportunidade de alcançar vizinhos voltar ao topo


Dia 6 - O governo da Etiópia está realocando a população das zonas áridas do país para as regiões férteis. Muitos desses realocados são islâmicos fundamentalistas, e estão sendo direcionados para regiões habitadas por protestante. Ore para que nossos irmãos coloquem sua confiança em Deus, e usem essa oportunidade para alcançar seus novos vizinhos muçulmanos no amor de Deus.



Líbano - Sabedoria para compartilhar a Palavra voltar ao topo


Dia 7 - O Líbano recebe muitos estrangeiros provenientes de outras nações árabes, o que dá à Igreja libanesa uma oportunidade singular de evangelizar. Ore para que nossos irmãos sejam sábios em suas palavras e deixem de lado os preconceitos que possam impedi-los de compartilhar o amor de Deus com os muçulmanos estrangeiros que se encontram lá.



Brasil - Oração por irmãos brasileiros voltar ao topo


Dia 8 - Interceda pela Correspondente Local Andréia Gomes. Ela está grávida de aproximadamente 7 meses e tem tido tendo problemas de saúde. Ela descobriu que tem nódulos nos seios e está passando por exames bem delicados. Interceda pela saúde dessa irmã e de seu bebê. Peça a Deus para derramar da sua paz no coração dela, livrando-a da ansiedade.



Uzbequistão (10º) - Ore por Tohar voltar ao topo


Dia 9 - O irmão Tohar, de 28 anos, foi sentenciado a 10 anos de prisão, acusado injustamente de usar e distribuir drogas. Seus advogados entraram com um apelo na Suprema Corte em 13 de setembro de 2010. Ore para que a Suprema corte atue sábia e justamente.



Irã (2º) - Natal iraniano voltar ao topo


Dia 10 - O Natal desperta nos muçulmanos iranianos o desejo de conhecer mais sobre Jesus. Isso não passa despercebido aos olhos dos extremistas, que aumentam a pressão sobre qualquer um que se aproxime dos cristãos durante esse período. Interceda pela Igreja, para que seja sábia ao compartilhar do amor de Deus. Ore também pelos muçulmanos que estão interessados em conhecer Jesus. Que eles encontrem respostas às suas perguntas e tenham um encontro com Cristo.



Bangladesh (45º) - Analfabetismo de cristãos voltar ao topo


Dia 11 - O analfabetismo deixa os cristãos bengaleses suscetíveis a sofrerem opressão e abuso, em especial nas áreas rurais. Essa situação também os impede de ler e se alegrar na Palavra de Deus, limitando seu crescimento espiritual. Ore pelo ministério do Centro de Alfabetização, para a bênção dos professores e seus estudantes, pela divina sabedoria, proteção e graça de Deus.



Uganda - Ore pelo pastor Zaake e sua igreja voltar ao topo


Dia 12 - Interceda pelo pastor Zaake e por sua igreja, que sofreu um ataque por muçulmanos extremistas no ano passado. Alguns membros deixaram a igreja após o incidente, temerosos de sofrerem outros ataques. Peça a Deus para dar sabedoria para o pastor Zaake liderar seu rebanho. Interceda também pelos cristão na Uganda, que estão enfrentando cada vez mais oposição.



Somália (4º) - Lidando com a pressão voltar ao topo


Dia 13 - Interceda pelos cristãos da Somália, que lidam diariamente com o extremismo islâmico intenso. A pressão é tanta que nossos irmãos devem viver como cristãos secretos, sem poder contar a outras pessoas que eles seguem Jesus. Se fizerem isso, podem perder a vida. Ore também pelos irmãos que assumem a posição de liderança, a despeito das dificuldades. Que eles encontrem maneiras de ministrar ao seu rebanho, e que eles sejam apascentados pelo próprio Pastor Jesus.



Catar (18º) - Crescimento espiritual para cristãos no Catar voltar ao topo


Hoje - Dia 14 - Suplique a Deus para derramar seu Espírito Santo no Catar. Peça pelo crescimento espiritual dos cristãos secretos, levando-os a se encontrar com outros irmãos. Ore para que haja uma Igreja vibrante, formada por convertidos do Catar.



Zanzibar (34º) - Ousadia para as igrejas voltar ao topo


Dia 15 - Peça a Deus para dar ousadia para as pequenas igrejas da Ilha de Pemba, bem como para seus pastores e sua liderança. Clame por coragem, pois eles frequentemente lutam com desânimo diante das circunstâncias difíceis.



Brasil - Oração por pastor brasileiro voltar ao topo


Dia 16 - Ore pelo pastor Youssef, parceiro brasileiro da Missão. Ele passou por um cateterismo e foram constatadas sérias obstruções em suas artérias. Ele terá de colocar uma ponte de safena para o melhor funcionamento do seu coração. Agora ele tem de aguardar uma vaga para ser operado por meio do SUS, portanto, não sabe ao certo quando se dará sua próxima cirurgia. Interceda pela saúde desse irmão e para que o tratamento ao qual será submetido se mostre eficiente.



Argélia (25º) - Processos na justiça voltar ao topo


Dia 17 - Durante o mês de setembro, o sistema de justiça argelino recebeu dois processos que afetarão a Igreja no país. Um desses casos é contra dois irmãos, acusados de comer escondidos durante o ramadã, o mês islâmico do jejum. O outro caso é contra uma congregação que foi sentenciada pelo governo local a fechar suas portas. Interceda pelas pessoas envolvidas nesses dois casos. Que os processos sejam julgados com justiça, e que eles não venham a intimidar nossos irmãos argelinos a praticarem sua fé e demonstrarem seu amor por Cristo.



Iraque (17º) - Projetos para 2011 voltar ao topo


Dia 18 - Coloque diante de Deus os projetos da Portas Abertas Internacional para a Igreja iraquiana em 2011. Interceda também pelos colaboradores da organização que atuam no campo, implementando os projetos. Que o Senhor direcione essa obra, confirmando o trabalho por meio de suas bênçãos.



Somália (4º) - Cristãos secretos na Somália voltar ao topo


Dia 19 - Interceda pela rede de cristãos que existe secretamente na Somália. Peça a Deus para lhes dar crescimento espiritual em meio à perigosa situação que vivem.



Quênia (50º) - Unidade entre organizações cristãs voltar ao topo


Dia 20 - Interceda pela unidade entre as organizações e igrejas que trabalham no norte do Quênia. Que o Senhor dirija o trabalho da Portas Abertas Interncaional nessa região, destinado a fortalecer os irmãos em meio à perseguição. Que os cristãos sejam de fato encorajados e se ajudem mutuamente a suportar a pressão.



Líbia (22º) - Interceda pelo presidente da Líbia voltar ao topo


Dia 21 - Interceda pelo presidente da Líbia, Muammar al-Qadhafi, e pelas demais autoridades. Que eles venham a ter conhecimento da verdade em Jesus e tenham respeito pela Igreja do Senhor no país. Ore para que Deus seja revelado para aqueles que procuram a verdade.



Arábia Saudita (3º) - Evangelização voltar ao topo



Comores (16º) - Contato com a Igreja voltar ao topo


Dia 23 - Ore pela Portas Abertas Internacional e por outras organizações cristãs que tentam estabelecer contato com a Igreja em Comores. Que esse trabalho seja realizado com humildade e sabedoria, e que esses esforços sejam agradáveis ao Senhor.



Butão (12º) - Natal no Butão voltar ao topo


Dia 24 - A Igreja no Butão se organizou ao longo deste mês para celebrar o nascimento de nosso Senhor. Este não é apenas um tempo para as famílias se reunirem, mas também para os cristãos demonstrarem o amor de Deus a seus vizinhos. Ore para que a Igreja celebra essa data sem ofender os sentimentos dos budistas.



Natal voltar ao topo


Dia 25 - Enquanto nossas igrejas celebram com muitas festas o nascimento do nosso Salvador, irmãos em outras nações não têm nem com quem compartilhar essa alegria. São os cristãos secretos - irmãos que correm risco de vida caso sua fé seja descoberta. Acompanhe-os hoje, em suas orações, e peça ao Espírito Santo lhes mostrar que eles não estão sós. Em vez disso, que eles saibam que fazem parte de uma grande família.



Tunísia (43º) - Conhecimento do evangelho voltar ao topo


Dia 26 - Ore para que os tunisianos tenham mais vontade de conhecer o evangelho. Alguns têm recebido Bíblias. Ore para que eles desejem ler a Palavra, e que o Espírito Santo possa tocá-los para que conheçam Jesus através da leitura.



Turcomenistão (15º) - Irmã desempregada por ser cristã voltar ao topo


Dia 27 - Nazila é uma cristã que ajudou em um acampamento para adolescentes durante o inverno passado. Recentemente ela teve de se desligar de seu trabalho por causa das pressões que sofria lá. Ore por ela em sua atual situação de desemprego. Toda vez que encontra uma oportunidade de trabalho, as pessoas desistem de contratá-la quando sabem que ela é cristã.



Colômbia - Formatura na Casa Abrigo Visão Ágape voltar ao topo


Dia 28 - Neste mês, sete alunos da Casa Abrigo Visão Ágape se graduarão no Ensino Médio. Essa é a primeira turma de alunos da Casa que se gradua. Ore pela vida desses jovens, que agora terão de enfrentar o mundo por conta própria. Que eles jamais se esqueçam do que aprenderam ao longo dos anos que ficaram na Casa.



Síria (41º) - Oração pelas igrejas domésticas voltar ao topo


Dia 29 - Ore pelas igrejas domésticas que foram fechadas há seis meses na Síria. Clame ao Senhor para que elas possam ser reabertas e que a pressão sob as demais igrejas tenha um fim.



Irã (2º) - Lembre-se dos que estão presos voltar ao topo


Dia 30 - Clame pelos cristãos do Irã que têm sido frequentemente presos por sua fé e, por questões de segurança, não podem compartilhar seus testemunhos. Lembre-se desses que silenciosamente sofrem na prisão.



Argélia (25º) - Oposição aos cristãos voltar ao topo


Dia 31 - Ore pela Argélia, para que cessem os problemas que estão acontecendo entre os cristãos. Ore para o Senhor dar sabedoria e perseverança a nossos companheiros cristãos durante esse tempo de oposição oficial que aumentou.

Com ajuda, orações e cartas, cristãos são fortalecidos!

Elias e Chala ouvem a tradução dos cartões recebidos

ETIÓPIA (44º) - Chala parecia forte ao instalar uma cerca em volta de sua propriedade. Os representantes da Portas Abertas, Hailu e Fikiru, foram visitá-lo. Ele os avistou de seu trabalho e deu um grande sorriso assim que os reconheceu. Os três homens se saudaram alegremente.

“Como foi diferente este encontro em comparação à visita anterior quando o encontramos de surpresa, pois não podíamos avisá-lo com antecedência. Desta vez Chala estava ciente de nossos planos para visitá-lo e nos recebeu calorosamente.”

Logo após sua chegada, terminou o horário escolar e Elias, 14, foi para casa a pé. Hailu e Fikiru ficaram muito impressionados em como Elias estava bem arrumado.

“Elias estava vestido com as roupas que Portas Abertas lhe entregou em setembro de 2009. Ele parecia muito melhor do que em nosso encontro anterior. Seu comportamento também foi muito diferente.”

“Durante nossa outra visita, Elias estava tímido e até parecia incomodado com a nossa presença. Desta vez, ele correu até nós assim que nos reconheceu. Era um outro Elias. Pode ser porque ele está mais familiarizado com nossos rostos”, compartilhou Fikiru.

Elias cumprimentou os visitantes com o tradicional abraço etíope, mas antes perguntou com uma voz suave: “Akam”, que significa “como vai você” no dialeto oromiffa. Os dois representantes aprenderam algumas palavras em oromiffa antes de retornarem, e estavam motivados a responder: “Nega, nega”, que significa “tudo bem”. “Seus olhos estavam brilhando de emoção”, relembra Fikiru, dando a entender que sua visita parecia proporcionar muita alegria.

Chala convidou Hailu e Fikiru para lanchar na casa do vizinho. Ele enviou Elias na frente com um jarro de leite. A casa pertencia a alguns amigos cristãos de Chala. Eles fizeram de tudo para que os visitantes não dissessem não ao convite para o lanche, em uma cerimônia de café tradicional e um copo de leite provido por uma das vacas que Portas Abertas doou a Chala.

Após o lanche, sua atenção foi direcionada para o pacote de 5 kg de cartas e cartões que Hailu e Fikiru trouxeram para eles.

Elias foi surpreendido com a grande quantidade de cartas e cartões que recebeu do mundo inteiro. Quando foi questionado sobre como se sentia, Elias cobriu sua boca com a mão e virou o rosto para a parede, sorrindo. Era evidente: ele ficou muito emocionado com os cartões.

Hailu e Fikiru explicaram a Elias que algumas cartas e cartões foram endereçados especificamente para ele. Alegria transbordou de seu rosto quando mencionado que algumas de suas cartas eram de colegas do outro lado do mundo que são da mesma que ele. “Às vezes, mencionar a similaridade de faixa etária e circunstâncias vivenciadas pelos remetentes ajuda a criar uma ligação” (conexão entre os remetentes e os receptores), compartilhou Fikiru.

Como na entrega anterior, Elias juntou algumas cartas e olhou atentamente para cada uma delas tentando ler. Com grande emoção, Elias mostrou algumas das fotos para seu pai.

“’Você gosta das cartas’”, eu perguntei. ‘Ee’a –sim, Elias respondeu. Mas, foi muito mais tocante ouvir sua resposta ao meu questionamento referente a seus sentimentos: ‘Eu estou feliz pelo que fizeram por mim. Mas eu estou mais feliz pelo que foi feito pelo meu pai!’. Tocado profundamente pelas palavras de seu filho Elias, Chala acariciou o cabelo de Elias e tocou suas costas como sinal de aprovação”, relembra Fikiru.

“Sejam minha carta e meus mensageiros para agradecer as pessoas que tem me apoiado,” solicitou Chala depois de receber as cartas e cartões. “Eu não tenho nada que possa retribuir o que fizeram, exceto dizer que sou grato. Depois de perder minhas crianças e propriedade, minha vida tornou-se muito complicada. Eu estava na escuridão pela perda de meus filhos, meu gado e minha propriedade. Mas agora, fui completamente transformado”.

“Tudo está mudado em minha vida pela graça de Deus. Depois que vocês me visitaram e me ajudaram, minha vida mudou. A mudança surpreendeu até aqueles que não creem. Eles pensavam que eu iria me isolar e ficar deprimido para sempre. Mas, eu tenho o Senhor comigo. Além disso, eu tenho o seu amor. Através da graça de Deus, todos vocês estão comigo. Atualmente, exceto pela perda de meus filhos, eu tenho tudo que preciso. Foi o Senhor que permitiu que nos encontrássemos. Pelo amor que vocês têm demonstrado a mim, posso ser confortado pelo meu luto.”

“Agora tenho muitos amigos e parentes através de vocês. Que Deus possa abençoá-los ricamente! Eu agradeço a todos que me enviaram estas cartas e cartões. Que o Senhor possa estar com vocês no dia da sua necessidade, assim como vocês estiveram comigo. Que Deus abençoe seus filhos e sua família”, expressou Chala, muito agradecido.

Desde que recebeu ajuda da Portas Abertas, Chala tem trabalhado com afinco em sua terra. As duas vacas que recebeu foram usadas para arar seus 2 hectares de terra. Chala plantou milho em meio hectare e planeja semear trigo em um hectare e meio, assim que a estação da chuva começar.

Uma das duas vacas de Chala gerou um novilho em meados de janeiro. Desta forma ele tem leite para consumo próprio. Isto é considerado um grande luxo para a área rural da Etiópia. Chala espera que a segunda vaca dê à luz em dois meses. A partir de então, ele espera ter 4 litros de leite por vaca, ao dia, para obter assim um ganho extra.

Elias também demonstra estar mais forte, mais expressivo e mais confiante desde a visita anterior. Todos os dias após a escola, Elias ajuda seu pai na fazenda. Chala está confiante de que Elias permanecerá dedicado a completar sua educação com sucesso.

Pedidos de oração:

• Agradeça ao Senhor pelo progresso de Chala e Elias e o pelo sucesso de seus esforços pra reconstruir suas vidas.
• Louve a Deus pela sua provisão em suas vidas. Ore para que Deus continue os abençoando e protegendo.
• Agradeça a Deus pelo envolvimento e apoio da Igreja local. Agradeça ao Senhor que concedeu sabedoria aos líderes da igreja em aconselhar Chala espiritualmente.
• Ore para que os testemunhos de Chala e Elias toquem os corações da comunidade não cristã na qual vivem. Ore pela salvação desta comunidade.


Tradução: Missão Portas Abertas



Fonte: Portas Abertas

Jovem cristão é preso por possuir um exemplar do Novo Testamento !

IRÃ (2ºEM POSIÇÃO A PERSEGUIÇÃO CRISTÃ) - Um cristão iraniano está sendo mantido na prisão de Evin somente por possuir uma Bíblia.

O fato foi revelado pelo pai de Ali Golchin, em uma conversa telefônica com a rádio Voice of America (VOA).

O pai de Ali contou que a única razão de seu filho estar na prisão é porque encontraram um Novo Testamento em sua casa, e ele ficou surpreso com o fato de que possuir uma Bíblia é compreendido como um crime grave.

De acordo com a Farsi Christian News Network (FCNN), Ali Golchin, um químico de 29 anos, foi preso na cidade de Varamin, ao sul de Teerã, e está na solitária há mais de dois meses. Ali é um cristão de língua farsi, e trabalha na Igreja local.

A FCNN disse que Ali foi submetido a duros interrogatórios durante esse período. A família de Ali está sendo ameaçada pelo governo, e alertada a não possuir um advogado ou entrar em contato com organizações internacionais. Ali ainda não foi acusado de nenhum crime.

A rádio Voice of America (VOA) realizou uma entrevista telefônica com o pai de Ali, Mohsen Golchin.

O representante da VOA começou perguntando a Mohsen sobre as circunstâncias envolvendo a prisão de seu filho.

“Meu filho foi preso no dia 29 de abril de 2010. A razão de sua prisão foi a descoberta de um Novo Testamento no porão de nossa casa. Foi por isso que eles o prenderam. Eu sou cristão, e meu filho nasceu em uma família cristã. Eu quero saber por que é crime possuir um Novo Testamento. Os oficiais do governo revistaram minha casa e, além do Novo Testamento, ainda levaram outros livros pessoais”.

“As únicas informações que tenho sobre meu filho é que ele está sofrendo de solidão, e ainda é mantido longe dos outros prisioneiros, em uma solitária. Durante esses meses, só pude visitá-lo por 10-15 minutos”, conta Mohsen.

“Eu não sabia que possuir uma Bíblia era um crime no Irã, mas as autoridades nos acusaram de tentar converter muçulmanos através da distribuição de Bíblias, o que é considerado crime. Eu expliquei que essas Bíblias não eram para distribuir nas ruas, somente para presentear os membros da Igreja”.

“Não pudemos pedir um advogado, já que meu filho não foi formalmente acusado de nada. No entanto, ele foi submetido a diversos interrogatórios”.

“Espero que o Ministro da Justiça se coloque em meu lugar. Meu filho é inocente. Ele não se envolveu em nenhum problema político ou ilegal. Nossa religião é sancionada no país e queremos tolerância e respeito.”


Tradução: Missão Portas Abertas



FONTE: ANS

Encoraje o pastor chinês condenado a sete anos e meio

Irmão Zhang Rongliang
Saiba mais sobre a Igreja Perseguida na China
CHINA (13º) - Ele é um líder chave do movimento de igrejas domésticas China para Cristo (tradução livre), conhecido antigamente como Fangcheng, mas renomeado por Rongliang em outubro de 2004.

Ele foi detido pela polícia de Henan, sem acusações, no dia 1 de dezembro de 2004. Apenas um mês depois, foi acusado de "obter passaporte através de fraude" e de "travessia ilegal de fronteira". As autoridades chinesas sempre negam passaportes a líderes famosos de igrejas domésticas.

Seu nome é Zhang Rongliang. Esse irmão em Cristo está preso e teve a sentença mais severa que um líder da igreja recebera até hoje.

Encoraje-o nesta luta! Você pode fazer a diferença!! Saiba como aqui.


Tradução: Carla Priscilla Silva



FONTE: Missão Portas Abertas

Qual o valor de um sorriso?

Descrição

Qual o valor de um sorriso?
Sua doação multiplica sorrisos de gratidão!

Doando R$65,00 você contribui com os projetos de socorro à Igreja Perseguida da Portas Abertas e participa da vida da Igreja Perseguida.

Muito obrigado!

Como doar

- Para doar, escolha o valor e a quantidade e clique em COMPRAR. Como utilizamos os recursos de nosso Catálogo, você notará que a nomenclatura utilizada é "compra", embora se trate uma doação.

- Caso o valor de sua doação seja diferente do valor disponibilizado de R$ 65,00 altere a quantidade até chegar ao valor desejado.

O sistema aceita até 50 vezes o valor da mesma doação. Para doar um valor diferente, entre em contato com o Canal de Relacionamento pelo email relacionamento@portasabertas.org.br ou pelo telefone (11) 5181 3330.


FONTE: PORTAS ABERTAS

Perfil de países

Onde o cristianismo é de alto risco

Listas países por:
Por ordem alfabética Por região Por perseguição


Afeganistão
Arábia Saudita
Argélia
Azerbaijão
Bangladesh
Barein
Belarus
Brunei
Butão
Catar
Cazaquistão
Chechênia
China
Colômbia
Comores
Coreia do Norte
Cuba
Djibuti
Egito
Emirados Árabes Unidos
Eritreia
Etiópia
Iêmen
Índia
Indonésia
Irã
Iraque
Jordânia
Kuweit
Laos
Líbia
Maldivas
Marrocos
Mauritânia
Mianmar
Nigéria
Omã
Palestina
Paquistão
Quênia
Quirguistão
Síria
Somália
Sri Lanka
Sudão
Tadjiquistão
Tunísia
Turcomenistão
Turquia
Uzbequistão
Vietnã
Zanzibar

FONTE: PORTAS ABERTAS

OBTENDO CONHECIMENTO SOBRE O FRUTO DO ESPIRITO

Cristo é o nosso exemplo. Devemos permitir que sejamos moldados á sua imagem e semelhança pelo Espírito Santo de Deus. Somos participantes de sua natureza (2Pe 1.4).
O significado do termo “fruto do Espírito” está baseado em Gálatas 5.22. O fruto do Espírito é a expressão da natureza e do caráter do Senhor Jesus através do cristão, ou seja, é a reprodução da vida de Cristo no cristão.

Por si só o homem não tem condições de produzir o fruto do Espírito Santo. Sua inclinação natural será sempre de produzir as “obras da carne”. Quando o cristão, por influência do Espírito Santo, consegue subjugar o poder do pecado e andar em comunhão com Deus, o próprio Espírito Santo implanta nele (no cristão) as qualidades da personalidade de Deus. Desse modo, o fruto é algo nascido por atuação do princípio divino e não por esforço ou empreendimento humano. Se realmente desejamos a atuação do caráter de Deus em nossas vidas, devemos viver uma vida de comunhão pessoal com o Senhor Jesus Cristo. Os autênticos discípulos de Jesus Cristo estão arraigados n’Ele, usufruindo da seiva da “videira verdadeira”.
Os cristãos identificados com Cristo são os que dão frutos reais para a gloria de Deus Pai.
Em contraste com as obras da carne "o fruto do Espírito” possibilita ao cristão autêntico viver de modo íntegro diante de Deus e dos homens. É necessário, portanto, submeter-se incondicionalmente ao Espírito de Deus.

O “... fruto...” de Gálatas 5.22, conceituado como “expressões do caráter cristão”, está no singular provavelmente por tratar-se de única notável virtude implantada pelo Espírito Santo de uma só vez no cristão. É através do fruto do Espírito que o cristão participa da natureza divina.

O QUE REPRESENTA E CONSISTE O FRUTO DO ESPÍRITO:

O fruto do Espírito consiste nas nove virtudes ou qualidades da personalidade de Deus implantadas pelo Espírito de verdade no interior do crente com a finalidade de conduzi-lo á perfeição, ou seja, á imagem de Cristo. Em suma, o fruto do Espírito representa os atributos de Deus, os traços do seu caráter.
O cristão precisa absorvê-lo com a ajuda do Espírito Santo. O fruto tem sua manifestação na vida interior, vem de dentro para fora, é o desenvolvimento da semente que caiu em boa terra e produz para gloria de Deus.
O fruto representa expressões do caráter cristão, se expressa no fruto do Espírito que é resumido no amor. Do amor surgem todos os demais atributos de Deus que são desenvolvidos no crente pelo Espírito Santo que nele habita. É por isso que o amor aparece encabeçando a lista das virtudes cristãs geradas pelo Espírito Santo de Deus, por ser a fonte originária de todas as demais virtudes.
Além disso, representa a maturidade cristã, à medida que, cooperamos com Ele. As línguas, a profecia, e até mesmo o conhecimento são úteis, e são dons maravilhosos do Espírito Santo, mas sua presença em nossa vida nem sempre é uma indicação de nossa maturidade cristã. À medida que nossa maturidade em Deus, depende de quão bem temos permitido que o Espírito Santo produza os traços do caráter de Jesus em nossas vidas. A maturidade espiritual envolve melhor entendimento do Espírito Santo e das necessidades das pessoas.
VIRTUDES E QUALIDADES

Gálatas 5:22-23 nos diz: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio..." O fruto do Espírito Santo é o resultado do Espírito Santo guiando a vida do Cristão.
A Bíblia deixa bem claro que todo mundo recebe o Espírito Santo no momento que essa pessoa acredita em Jesus Cristo (Romanos 8:9; 1 Coríntios 12:13; Efésios 1:13-14). Um dos propósitos principais do Espírito Santo ao entrar na vida de um Cristão é de transformar aquela vida. É o trabalho do Espírito Santo de nos conformar à imagem de Cristo, fazendo-nos mais como Ele.
O fruto do Espírito Santo estão em direto contraste com as obras da natureza pecaminosa em Gálatas 5:19-21: "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam." Gálatas 5:19-21 descreve a vida das pessoas, em proporções diferentes, quando elas não conhecem a Cristo e, portanto, não estão sob a influência do Espírito Santo. Nossa carne pecaminosa produz certos tipos de fruto (Gálatas 5:19-21), e o Espírito Santo produz outros tipos de fruto (Gálatas 5:22-23).

A vida Cristã é uma batalha entre as obras da natureza pecaminosa e os frutos do Espírito Santo. Como pecadores ainda estão presos a um corpo que deseja coisas pecaminosas (Romanos 7:14-25). Como Cristãos, temos o Espírito Santo produzindo fruto em nós e o poder do Espírito Santo disponível para vencer as ações da nossa natureza de pecado (2 Coríntios 5:17; Filipenses 4:13). Um Cristão nunca vai ser completamente vitorioso em sempre demonstrar os frutos do Espírito Santo. No entanto, é um dos propósitos principais de vida Cristã de progressivamente permitir que o Espírito Santo produza mais e mais de Seu fruto em nossas vidas – e de permitir que o Espírito vença os desejos pecaminosos que se opõem aos Seus frutos.
O fruto do Espírito é com o que Deus deseja que nossa vida se pareça... e com a ajuda do Espírito Santo, isso é possível!

QUAIS SÃO AS OBRAS DA CARNE.

“Carne” (gr. sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8,13; Gl 5.17,21). Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (5.21). Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo (Rm 8.4-14; ver Gl 5.17).


As obras da carne (5.19-21) incluem:


(1) “Prostituição” (gr. pornéia), i.e., imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos (cf. Mt 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21.25; 1Co 5.1). Os termos moichéia e pornéia são traduzidos por um só em português: prostituição.

(2) “Impureza” (gr. akatharsia), i.e., pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração (Ef 5.3; Cl 3.5).

(3) “Lascívia” (gr. aselgeia), i.e., sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência (2Co 12.21).

(4) “Idolatria” (gr. eidololatria), i.e., a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5).

(5) “Feitiçarias” (gr. pharmakeia), i.e., espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria (Êx 7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23).

(6) “Inimizades” (gr. echthra), i.e., intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas.

(7) “Porfias” (gr. eris), i.e., brigas, oposição, luta por superioridade (Rm 1.29; 1Co 1.11; 3.3).

(8) “Emulações” (gr. zelos), i.e., ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.13; 1Co 3.3).

(9) “Iras” (gr. thumos), i.e., ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Cl 3.8).

(10) “Pelejas” (gr. eritheia), i.e., ambição egoísta e a cobiça do poder (2Co 12.20; Fp 1.16,17).

(11) “Dissensões” (gr. dichostasia), i.e., introduzir ensinos cismáticos na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm 16.17).

(12) “Heresias” (gr. hairesis), i.e., grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja (1Co 11.19).

(13) “Invejas” (gr. fthonos), i.e., antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos.

(14) “Homicídios” (gr. phonos), i.e., matar o próximo por perversidade. A tradução do termo phonos na Bíblia de Almeida está embutida na tradução de methe, a seguir, por tratar-se de práticas conexas.

(15) “Bebedices” (gr. methe), i.e., descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante.

(16) “Glutonarias” (gr. komos), i.e., diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.

As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do
reino de Deus, i.e., não terá salvação (5.21; ver 1Co 6.9).

O FRUTO DO ESPÍRITO.

Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus (ver Rm 8.5-14 nota; 8.14 nota; cf. 2Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15; 2Pe 1.4-9).E Coisas Semelhantes.
Esta não é uma lista completa de todos os pecados possíveis que uma pessoa pode cometer. Paulo está simplesmente dando exemplos para ilustrar a diferença entre a pessoa que é governada pelo Espírito e aquela que é uma escrava das paixões carnais. Ele nos está desafiando a retirar estas coisas de nossas vidas para que possamos viver e andar no Espírito.

A CONSEQUÊNCIA DO SERVIR Á CARNE

”Paulo não deixa dúvida em seu comentário final, no versículo 21: ". . . a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais cousas praticam". Há uma ligação inegável entre nossa conduta e nossa salvação eterna. A pessoa que não permite ao Espírito mudar totalmente sua vida e remover tal carnalidade não receberá o prêmio de um lar eterno com Deus. Devemos ser transformados de dentro para fora (Romanos 12:1-2).

O fruto do Espírito inclui:

(1) “Caridade” (amor) (gr. agape), i.e., o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).

(2) “Gozo” (gr. chara), i.e., a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; ver Fp 1.14).

(3) “Paz” (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20).

(4) “Longanimidade” (gr. makrothumia), i.e., perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1).

(5) “Benignidade” (gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3).

(6) “Bondade” (gr. agathosune), i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13).

(7) “Fé” (gr. pistis), i.e., lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).

(8) “Mansidão” (gr. prautes), i.e., moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20).


(9) “Temperança” (gr. egkrateia), i.e., o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).

O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode — e realmente deve — praticar essas virtudes continuamente. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.

DEUS VOS ABENÇÕEM!