sábado, 11 de dezembro de 2010

COMO ORAR? MUITOS SE INDAGAM.

OBTENDO CONHECIMENTO SOBRE A ORAÇÃO

Oração é uma prática religiosa comum a diversas confissões religiosas. É vulgarmente designada como uma relação, uma conversa ou um ato de reconhecimento e louvor diante de um ser transcendente ou divino.

NA VISÃO CRISTÃ

A oração, na crença cristã, é a comunicação e o fruto consciente do relacionamento com Deus durante a qual a pessoa louva, agradece, intercede pela vida de outro, pede bênçãos a ele ou a outrem, e através dela pode desfrutar da presença de Deus (este último mais citado no Pentecostalismo, que foca mais no Espírito Santo do que em outras denominações). As orações são dirigidas a Deus às vezes, sobretudo no caso católico, em nome de Nossa Senhora ou de santos como intercessores, o que não é feito pelos protestantes em geral devido à passagem de 1 Tm 2:5 : Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem, por mediação única de Jesus Cristo, e podem ser feitas em voz alta, falada, em canção ou em silêncio.

O propósito da oração (“E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”. Mt 6, 5-13) não seria o de alterar a vontade de Deus, mas de obter para si mesmo e/ou para os outros bênçãos e graças que Deus já estaria disposto a conceder, mas que deveriam ser solicitadas para se obter.

NA VISÃO CATÓLICA

Na doutrina católica, a oração dirigida a Deus (ou à Virgem Maria e aos Santos para interceder a Deus e junto de Deus), também pode ser considerada uma reza, uma mensagem escrita, oral ou um pensamento de adoração, louvor, súplica, rogo, prece, pedido ou petição, intercessão, agradecimento, expiação, bênção, presença ou unificação.
Segundo a crença católica, a oração, ou simplesmente "falar com Deus", é um dom da graça de "Deus que vem ao encontro do homem" e permite o estabelecimento de uma "relação pessoal e viva dos filhos de Deus com o Pai infinitamente bom, com o seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo que habita no coração daqueles". Na oração, o crente eleva "a alma a Deus" para louvá-lo ou pede "a Deus bens conformes à sua vontade". Segundo os católicos, a oração não tem a função de alterar a vontade de Deus, mas somente de obter para si mesmo e/ou para os outros graças, bens ou bênçãos que Deus já estaria disposto a conceder, mas que deveriam ser pedidos primeiro pelo crente.

A oração "pressupõe acreditar num Deus pessoal e na possibilidade de entrar em contacto" directo com ele, sendo por isso "a expressão mais espontânea" do "desejo de Deus por parte do homem". Este desejo humano é testemunhado por "todas as religiões e, em especial, toda a história da salvação, […] se bem que é sempre Deus que primeiro e incessantemente atrai cada uma das pessoas para o encontro misterioso da oração".

ORAÇAO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO

No Antigo Testamento, a oração já estava presente, como por exemplo, nos vários episódios importantes de personagens bíblicos (nomeadamente de Abraão, Moisés, Davi, Isaías, etc.) e do próprio povo de Deus, sendo os salmos um exemplo da sua expressão.

Já no Novo Testamento, Jesus ao orar no Monte das Oliveiras, pedindo ajuda e força a Deus Pai, mesmo antes de ser traído por Judas Iscariotes. Jesus, apesar de estar em íntima comunhão com Deus Pai, é considerado o perfeito modelo e mestre de oração, "orando ao Pai em longas vigílias e em momentos decisivos da sua vida, desde o batismo no Jordão à morte no Calvário".

Os discípulos pedirm a Jesus que ensinassem a orar, Jesus lhes ensinou a orar o Pai-Nosso (Mt 6.9-13, considerado a síntese do Evangelho e, por isso, a oração mais perfeita e mais carregada de significado, esta é a unica oração que Jesus ensinou), ensinou também "os discípulos a orar devota e persistentemente", transmitindo-lhes "as disposições requeridas para uma verdadeira oração". Jesus garantiu-lhes também "que seriam ouvidos sempre que orassem", porque a oração humana "está unida à de Jesus mediante a fé. N’Ele, a oração cristã torna-se comunhão de amor com o Pai". Aliás, é o prórpio Jesus que manda orar: "Pedi e recebereis assim a vossa alegria será completa ( “Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra” Jo 16,24).

ORAÇÃO NA VIDA DA IGREJA

O Espírito Santo é o "Mestre interior da oração cristã", porque "forma a Igreja para a vida de oração e a faz entrar cada vez mais profundamente na contemplação e na união com o insondável mistério de Cristo". Por isso, a oração é "inseparável no progresso da vida espiritual" e, em suma, da vida cristã da Igreja.

A oração, que "pressupõe sempre uma resposta decidida da nossa parte", é também considerada um combate "contra si mesmo, contra o ambiente e, sobretudo contra o Tentador". O Diabo tenta a todo o custo retirar o crente da oração, através, como por exemplo, da distracção, da preguiça, "das dificuldades e dos insucessos aparentes".

ORAR NÃO É REZAR!

Orar é conversar com Deus, é dialogar com Ele. Diferente da reza, a oração flui normalmente sem mecanismos nem receitas dadas, mas vem do coração espontâneo. O Espiríto Santo nos inspira nas palavras durante as orações, de acordo com nossas necessidades sem o emprego de palavras repetidas.
Alguns cristãos se perguntam como devem orar, de joelhos, de pé ou deitado? Tanto faz!

A Bíblia não ensina a maneira de como se deve orar, podemos encontrar nas Escrituras todas essas formas de oração.

De joelhos, em Efésios 3.14 está escrito: Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. , Muitos consideram esta a melhor maneira de conversar com Deus, pois é uma demonstração de submissão reverência e humildade.

De pé, em 2 Crônicas 20.5-6, este texto refere-se ao rei Josafá, rei de Judá, que, em pé, diante do povo, orou a Deus, e recebeu a resposta imediatamente.
Os crentes costumam orar em pé no inicio, durante e no fim dos cultos, e têm recebido grandes vitórias. Se acontecer do crente está em determinado lugar e não tiver espaço ou a situação não permitir que ore de joelhos ele deverá deixar de conversar com Deus ou de fazer seus apelos ou suas súplicas? Claro que não! Deverá sim em qualquer lugar conversar com Deus independentemente da situação ou lugar.

Deitado, em 2 Reis20.2-3, esta passagem é bem conhecida e registra a enfermidade do rei Ezequias, de Judá, doente recebe a visita do profeta Isaias que lhe dá um recado de Deus a respeito de sua morte iminente, deitado Ezequias vira o rosto para a parede e ora e o Senhor ouve e lhe concede mais 15 anos de vida.

ONDE E QUANDO SE DEVE ORAR?

No templo, em particular ou em familia onde o cristão deve se colocar a orar? Em ambos os lugares, e quando orar? Ao deitar, ao levantar, sempre, é bíblico (onde orar ler Mt 21.13; 6.6; At 12.12; quando orar, Ef 5.20; Sl 91.11; 1Ts 5.17 ), a oração e a palavra são inseparáveis, pois através da Bíblia, Deus fala conosco e, em oração, nós falamos com Deus. Como filho de Deus, você precisa conversar com o Pai Celeste. Mesmo que ache que não sabe orar, experimente.

Ele terá grande prazer em ouvir e responder a sua oração.
Dirigimos-nos a Deus como um Pai amoroso e que podemos confiar certos que Ele está atento ao nosso clamor, um Pai disposto a ouvir o que eles têm a dizer. Devemos no dirigir a Deus sempre em nome de Jesus, em outras palavras é como se respondêssemos a sequinte pergunta: “O que estou apresentando a Deus, seria apresentado por Jesus?” Uma oração sincera é o que Deus quer corações quebrantados e humildade diante d’Ele.

Através do Espiríto Santo nossos corações contaminados de pecado, nos impedem de buscarmos a vontade de Deus. Por isso somos capacitados pelo Espirito Santo de Deus a orar convenientemente (Rm 8.26-27). Ora conosco e por nós. Jesus intercede fora de nós no céu, e o Espiríto Santo na terra.

RECEBENDO VITÓRIAS ATRAVÉS DA ORAÇÃO

Diante das adversidades da vida depois que descobrimos Jesus e nossa vida muda de rumo, encontramos um Deus que em meio a essas adversidades nos diz claramente todos os dias em nossos corações que está conosco em qualquer situação e que somos vitoriosos acima de tudo. Em meio as tentações, na passagem de enfermidades e dificuldades, Jesus está conosco, a oração é realmente a chave da vitória do verdadeiro cristão (Mt 4.2.3; At 27.34).

Orar é um hábito que é adquirido com a prática, todos que se prontificam a ter uma vida de oração passam por lutas carnais e espirituais, mas tentam e muitos vencem a mortificação da carne e a discíplina a tal ponto de ficarem horas orando sem sentirem o tempo passar. Todos nós poderemos chegar a níveis sublimes de intimidade com o Pai, mas temos que criar o hábito, a disciplina para podermos obter vitórias tanto particulares quanto para outros irmãos na fé , nossos familiares e ministério.

DEUS VOS ABENÇÕE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.